segunda-feira, 22 de julho de 2013

ÁGAPE, O AMOR DE DEUS

"PORQUE O AMOR DE DEUS É DERRAMADO EM NOSSO CORAÇÃO PELO ESPÍRITO SANTO, QUE NOS FOI OUTORGADO". (Rm 5:5)

Normalmente, definimos amor baseado em nossa maneira de encará-lo. Por causa disso corremos o risco de interpretar mal o amor de Deus. No grego (NT) há três vocábulos diferentes para descrever os vários tipos de sentimentos,mas que foram traduzidos para o nosso idioma como sendo amor.

Eros - Amor físico, sensual, erótico. Obviamente náo é isso que a Bíblia quer dizer ao mencionar que "Deus é Amor".

Philos -  Amor emocional que nutrimos por amigos ou parentes. a palavra "filantropia" (caridade) surgiu desse vocábulo, mas também não é disso que a Bíblia trata ao dizer que Deus é Amor.

Ágape -  O desejo de fazer o bem aos outros, de se doar mesmo com sacrifício, mesmo sem retribuição ou reconhecimento. Foi esse o vocábulo usado ao traduzir: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito" (Jo 3:16); e também "Maridos amai vossa mulher, como também cristo amou a Igreja e a si memso se entregou por ela" (Ef 5:25).

A pergunta é: Qual o entendimento da palavra amor para mim e para você? Nós seres humanos não sabemos amar, por nós mesmos não conseguimos amar ao próximo, pois somos egoístas, tudo o que fazemos é pensando em beneficiar a nós mesmos, ex: O casamento que termina porque a mulher não correspondia aos anseios do marido, ou o marido que não correspondia aos anseios da mulher, ou seja, estamos sempre pensando em satisfazer aos nossos anseios, enquanto que o amor Ágape, o amor de Cristo por nós Ele estava pensando em mim e você e por isso sofreu e se entregou na cruz! Eu e você só somos capazes de entender o amor Ágape se a fonte desse amor for o Deus eterno, se formos cheios de  sua Palavra, cheios do Seu Espírito, só conseguiremos nos doar sem querer receber algo em troca se a fonte do nosso amor estiver em Deus!

Que o amor de Deus possa transbordar em nossas vidas, ao ponto de fazermos a diferença no lugar onde estamos plantados! Que Deus nos abençoe!  
Texto baseado na lição 4, da Revista para jovens "QUE DEUS É ESTE" da editora cristã Evangélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário