terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ADORAÇÃO X TRADIÇÃO

Uma criança ao ver um grande anúncio à entrada de uma cidade, convidando as pessoas a cultuarem na Igreja de sua escolha, perguntou ao seu pai: "O que significa cultuar?" O pai respondeu-lhe: "Significa ir à Igreja e escutar o sermão do pregador". Provavelmente muitos de nós responderia de maneira semelhante.


Jesus disse que Deus procura "verdadeiros adoradores que adorem ao Pai em espírito e em verdade" (Jo 4:23). Mas quem são os verdadeiros adoradores? Paulo afirmou que a verdadeira adoração é aquela que se oferece a Deus pelo Espírito, não confiando na carne mas gloriando-se em Jesus Cristo. (Fp 3:3).


Tanto as palavras de Jesus como as de Paulo, contrastam a verdadeira adoração com o culto judaico ou samaritano, envolvendo sacrifícios e ritos religiosos tradicionais. Em certa ocasião os fariseus e escribas acusaram os discípulos de Jesus de não cumprirem a tradição dos anciãos. Jesus então respondeu-lhes citando Isaías 29:13, que menciona que os judeus religiosos ofereciam ao Senhor culto que não agradava! Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens" (Mc 7:6-7)


Percebe-se então que adorar a Deus requer que aquele que se aproxima do Senhor para adorá-lO, guarde-se de uma vida pecaminosa, indiferente aos seus mandamentos, porquanto sua adoração será sem sentido, será uma falsa adoração, mesmo que os atos sejam perfeitos. Se Deus quer verdadeiros adoradores, Ele só se alegrará com aqueles que correspondem as suas exigências. Ele rejeita a liturgia dos "anciãos" ou da denominação à qual pertencemos se esta não for bíblica. De modo semelhante aos romanos, se o ventre for o nosso Deus (Fp 3:19), o culto que oferecemos será abominação e insulto a Deus, três vezes santo (Is 6:3).
"Texto extraído do livro Adoração Bíblica do Dr. Russel P. Shedd".      


O Pr. Tárcis Junior em uma de suas ministrações no retiro da IBN disse que Uzar foi morto quando o Rei Davi trazia a Arca para Jerusalém pelo fato de não respeitar o conserto de Deus, ele tinha crescido tendo a Arca em sua casa e ficou acostumado com a presença da Arca e então começou a tratar a Arca com desprezo, sem o devido temor a Deus, ele havia se tornado um religioso! E por isso morreu!


Quantos de nós temos nos acostumado com os rituais, temos nos tornado religiosos, estamos dentro das igrejas, fazemos parte de seu Rool de membros, dizimamos, doamos cestas básicas para os necessitados, porém, porque nos acostumamos a isso e não porque o Deus Criador é o Centro de nossas vidas! Desprezamos a presença de Deus nos cultos, não damos mais ouvidos à Palavra que sai do púpito, levantamos as mãos porque os ministros de louvor nos leva a tal atitude, pulamos, dançamos, mas o nosso coração está longe do Deus verdadeiro! 


Como Uzar se nós também desprezarmos a presença de Deus com certeza vamos morrer, ao olhar para o nosso coração Jesus irá dizer que os lábios o estão adorando mas o coração está longe Dele!


Que eu e você possamos temer a Deus, guardar os seus mandamentos, ter uma vida que O agrada, e testemunhar essa vida em nosso dia a dia, que assim como Samuel dormiu perto da Arca e ouviu a voz de Deus assim também possamos amar a leitura da Palavra, amar a Arca o conserto de Deus, para assim vivermos Nele, por Ele e para Ele!


Que Deus nos abençoe!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário