quarta-feira, 7 de março de 2012

EGOÍSMO ou ALTRUÍSMO

Egoísta: Só se preocupa consigo
Altruísta: preocupa-se com o outro

O drama do nascimento: no útero, todo o "universo" do indivíduo gira em torno de si (vamos desprezar, para efeitos didáticos, a possibilidade de gêmeos). Porém, quando a gente nasce este universo se dissolve, se pluraliza, e isto é extremamente doloroso (isto sem falar no sugador de nariz, no tapa no traseiro e em todos aqueles exames... puxa daqui, estica dali...). Agora, aqui fora teremos que dividir este universo com outros - este é um doloroso e longo aprendizado.

O Problema do Egoísmo:
Lúcifer caiu por egoísmo. (Is 14:12-14), note que ele era capaz de pensar só em si mesmo.
Eva caiu por egoísmo. (Gn 3:5). Pensou só em si, no que sonhava ser, no que gostaria de saber, esperimentar e ter.
Jesus não caiu por não ser egoísta (Mt 4: 1-11),resistiu às propostas de dar asas a Seu egoísmo: comer na hora que queria, estrear Seu ministério público da forma que queria, e atingir Seu objetivo de ganhar o mundo conforme Lhe agradasse. Ainda bem - para a gente - que Jesus não foi egoísta. Só há uma saída: uma igreja deliciosa, familiar e amorosa é aquela formada por INDIVÍDUOS COMUNITÁRIOS - irmãos na fá capazes de pensar no outro, entrar na pele do outro, vestir suas roupas e calçar os seus sapatos. 

Nossa igreja precisa de um bom alicerce: uma mente, coração e espírito não egoístas.

Mente não egoísta - exortação em Cristo. Falar centrado em si mesmo divide, destrói. Falar "em Cristo" une, sara. 

Coração não egoísta - somos seres emocionais. O egoísmo impede o relacionamento amoroso. Há uma fonte do amor, da misericórdia e da alegria que é Deus: "consolação de amor, entranhados afetos e misericórdias, alegria" (Fp 2:1-2).

Espírito não egoísta - comunhão do Espírito. Nossa comunhão não está baseada em nossa compatibilidade intelectual, socioeconômica, racial ou cultural. Nossa comunhão é espiritual. 

Nossa igreja precisa de boas vigas e paredes - Ponha um criança e um brinquedo numa sala - tudo bem. Ponha duas crianças e cem brinquedos - problema! Elas abandonarão 99 brinquedos e brigarão por um. Nossa igreja precisa fechar as rachaduras com: propósitos compartilhados - pensar as mesmas coisas; emoções compartilhadas - mesmo amor; vida compartilhada - unidos de alma; sentimentos compartilhados - mesmo sentimento. 

Nossa igreja precisa de um bom telhado: nada de partidarismo, nada de orgulho, tudo de humildade, tudo de consideração, tudo de interesse genuíno no próximo.  

Será que eu e você temos vivido o amor que o nosso Senhor Jesus nos ensinou, como igreja temos sido egoístas ou altruístas. 

Texto baseado na revista para jovens DESFRUTANDO DA LIBERDADE lição 10, EDITORA CRISTÃ EVANGÉLICA.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário