quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O SAL DA TERRA

O sal é agente de preservação, todos os habitantes deste planeta conhecem o sal. Um dos elementos indispensáveis para a vida humana, ele está presente em quase todas as formas de alimentação.

Se o sal não estivesse presente de forma permanente no oceano, suas águas se tornariam apodrecidas e estagnadas.


Por causa do sal o oceano se torna o grande conservador da pureza atmosférica. Sem o sal, o soprar dos ventos inundaria a terra de epidemias que a destruiriam.

O sal na Bíblia é uma representação de incorruptibilidade e pureza, e estava associado ao fogo, uma representação da Justiça e do Juízo de Deus. "Os sacrifícios oferecidos ao Senhor pela Nação de Israel deveriam serem salgados com sal e lançados no fogo"

Em Marcos 9:49 a expressão salgar com fogo, usada pelo Mestre, significa purgar, purificar completamente.

Este sacrifício deve atingir nossa mente, nosso coração, nossos planos, pensamentos e, finalmente, todo o nosso corpo.

A ação do sal é interna, é invisível, mas é penetrante. O sal precisa penetrar nos alimentos para produzir efeitos.

O sal só tem a utilidade de preservar os alimentos se for misturado a eles. (Jesus andou entre o povo)

O sal altera o sabor. "A Igreja diante de uma sociedade corrompida produz um extraordinário impacto e pode ser comparado ao efeito do sal nos alimentos".

O sal evita a deterioração.

Jesus falou em Lucas 14:34 e 35 que se o sal se tornar insípido não serve para nada, "o sal insípido é usado junto com o cimento para fazer calçada"

Quando é que o crente perde o sabor, se torna insípido?
.Quando afasta da presença de Deus
.Quando o nível da comunhão com Deus e com os irmãos é reduzido
.Quando o amor esfria
.Quando perde o apetite pela palavra de Deus
.Quando perde a motivação espiritual
.Quando deixa de adorar a Deus espontaneamente (Tg 4:8a, 1Co 1:9, Mt 24:12, ITs 5:17).

Esta Palavra é muito forte e nos confronta, e um grande perigo que vejo na minha vida espiritual é quando eu leio um texto como este e penso que ele serve para os meus pais, para o meu marido, para os meus filhos, menos para mim!

Desejo do fundo do meu coração que assim como eu fui confrontada por este texto, assim seja você também. Que o Deus de toda graça te abençoe com estas duras palavras trazendo crescimento ao teu coração.

O Sal descongela o gelo.
O cristão precisa descongelar o coração do pecador.

Texto baseado na Revista "Lições Bíblicas" para jovens da CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário