terça-feira, 24 de janeiro de 2012

JESUS E AS MULHERES DE SEU TEMPO

É justo dizer que Israel, nos tempos bíblicos, entendia que os homens eram mais importantes que as mulheres: eles tinham importância, as mulheres, utilidade. O sistema de governo da família era patriarcal e determinava como as mulheres deveriam ser tratadas em Israel.

Vamos ver como era ser mulher na cultura judaica, então constatar como Jesus mudou completamente a história das mulheres.

Segundo a cultura judaica as mulheres não eram ouvidas, nem consideradas como os homens - não eram cidadãs da nação, nem responsáveis, apesar do que está escrito ao criar o homem e a mulher, Deus não fez distinção entre eles como indivíduos. 

-Os judeus consideravam as mulheres perigosas, por isso as segregavam. Se elas estivessem ao alcance dos olhares públicos, suscitariam desejo, invariavelmente, porque era impossível ao homem não pecar ao olhar para uma mulher. 
-O adultério era considerado ofensa somente para o homem. 
-O divórcio era prerrogativa apenas dos homens - o homem podia alegar ter encontrado algo "indecente" na esposa. À mulher não era permitido divorciar-se do marido, por razão alguma (Dt 24:1-4)
-Ter uma irmã era considerado com frequência um fardo. "Caso à mulher coubesse alguma herança (por falta de irmãos) ela deveria casar-se com alguém do mesmo clã). (Nm 36:5-12)

Foi em meio a esses conceitos que Jesus cresceu. E Ele, que conceito tinha das mulheres.
-Jesus valorizou as mulheres. Dedicou-lhes títulos, formas de tratamento que só eram utilizaos para homens: "filha de Abraão", em Lucas 13:16 é um exemplo. 
-Jesus situou as mulheres no mesmo patamar de responsabilidade dos homens - são todas pecadoras e responsáveis pelos seus atos, precisando de perdão tanto quanto os homens. 
-No casamento Jesus enfatizou que a lealdade e o compromisso são de responsabilidade de ambos os parceiros. "Ele não apoiou o divórcio, não privilegiou homens ou mulheres" (Mt 19: 8-11)
-Jesus tratou as mulheres com dignidade - Ele tinha as mulheres como seguidoras e discípulas, admitindo-as no Seu círculo de amizades (Lc 8:1-3, Jo 12: 1-3)
-Jesus também tinha mulheres a seu serviço. 
-As mulheres foram figuras presentes nas parábolas de Jesus.
-Jesus não elevou a mulher ao patamar masculino. Ele esclareceu que ambos estão no mesmo nível de importância diante de Deus (Lc 14:26)
-Jesus ensinou e conversou a respeito de assuntos teológicos, de certa forma provocando reações de pensamento, também com as mulheres. 

Na Palavra de Deus, encontramos belos cânticos marcadamente femininos, como o de Débora, o de Ana, e o Magnifica de Maria. Poderíamos citar outras mulheres, tanto no Antigo como do Novo Testamento, que deixaram marca positiva e mensagem para nós, hoje. Mas as mulheres não teriam o status que têm no corpo de Cristo, se não fosse a atitude Dele em demostrar quem é a mulher e que lugar deve ocupar no Seu Corpo, e perante Deus.


Aprender como Jesus agiu em relação às mulheres em Seu tempo deve encorajá-las hoje a que sejam serva úteis nas mãos Daquele que as recolocou no devido lugar, dando o devido testemunho, tanto diante dos homens quanto de Deus. 


Homens e mulheres devem partilhar a vida, abastecendo o coração com o amor e o entendimento demonstrados por Jesus. 


                          Texto baseado na revista dos jovens "JESUS CRISTO: ONTEM, HOJE E SEMPRE", LIÇÃO 7.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto Jeice, PARABENS... Q Deus continue te abençoando e te dando inspiração sempre!


    bjoooos da sua mana ♥ Nena ♥

    ResponderExcluir
  3. congratulations!!!

    by kleyton castro

    ResponderExcluir