quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

JESUS O PADRÃO PERFEITO

A vida de Jesus continua sendo exemplo para milhares de pessoas, os passos de Jesus são o padrão estabelecido por Deus para os que seguem Seu filho como Mestre e Senhor. Como alguém afirmou, "discipulado é mais do que conseguir conhecer o que o mestre conhece. É conseguir ser o que ele é".

Em 1Pedro 2:21 o apóstolo diz: "Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes seus passos". É como se Pedro estivesse nos dizendo: "Assim como o estudante aprende a escrever de um modelo perfeito de caligrafia, assim também nós somos estudantes na escola da vida, e somente podemos aprender a viver copiando o padrão perfeito da vida que Deus nos apresentou", que é Jesus Cristo.

Jesus não nos dá apenas um exemplo e nos deixa, porque, às vezes, um exemplo pode ser a coisa mais desanimadora do mundo. Mas Jesus faz mais do que nos oferecer um exemplo: como a mão do mestre guiava os primeiros esforços do estudante inseguro ao aprender escrever, assim também Jesus nos guia; assim a Sua graça nos dirige, mantendo nossos pés sempre firmes. Ele não somente nos deixou um padrão perfeito, como constantemente nos ajuda a segui-LO. Afinal, aquele que disse "siga-me" (Jo 12:26), também completou: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:50. John Piper escreveu: "Viver assim não é um mandamento, mas um milagre a ser experimentado e uma graça a ser recebida. Sem Deus é totalmente impossível viver deste modo." Pense sobre isso.

Cristo é um exemplo na santidade "o qual não cometeu pecado" , nas palavras "nem dolo algum se achou em sua boca", nas reações "pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente", perfeito no amor sacrificial, "o nosso amor é um amor egoísta", perfeito como Pastor e Bispo "O primeiro termo refere-se ao guardião e ou protetor das ovelhas, e o segundo, ao supervisor do rebanho, aquele que, de cima, vê todas as coisas, inclusive os sofrimentos do Seu povo. 

Precisamos reconhecer que não é fácil seguir estes passos. O padrão é muito elevado. Mas é sempre bom lembrar que Deus não abaixa o Seu padrão para SE adequar às nossas fraquezas. E a imagem que temos de Cristo vai determinar como vamos segui-LO. 

Houve uma fase na vida de Pedro, o mesmo de 1Pedro 2:21, que ele "seguia a Jesus de longe" (Mt 26:58). E nós sabemos em que isso resultou!

O homem rico se recusou a seguir a Jesus (Lc 18:22-23), porque o Senhor havia contrariado seus interesses, e ele achou que Jesus poderia atrapalhar os seus negócios. 

A pergunta que quero destacar é: COMO EU E VOCÊ TEMOS SEGUIDO AO SENHOR JESUS?  QUAL TEM SIDO O NOSSO PADRÃO? TEMOS SIDO GUIADOS PELA NOSSA PRÓPRIA VONTADE OU TEMOS SEGUIDO A JESUS COMO SERVOS? 

Baseado na Revista para jovens "Jesus Cristo: Ontem, Hoje e Sempre" da editora cristã evangélica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário